quarta-feira, 14 de agosto de 2013

VIDA DE MUJICA SERÁ TEMA DE DOCUMENTÁRIO

O cineasta sérvio Emir Kusturica filmará a partir de outubro um documentário sobre a vida do presidente do Uruguai, José Mujica, um veterano ex-guerrilheiro de esquerda com uma agenda liberal que inclui a legalização da maconha; segundo Kusturica, o político recebeu a proposta com agrado
© Andres Stapff / Reuters: Uruguay's president-elect Jose Mujica celebrates winning the presidential run-off election in Montevideo November 29, 2009. Mujica, a former guerrilla fighter who has pledged to take a moderate path won Uruguay's presidential run-off election on Sunday an


Reuters - O cineasta sérvio Emir Kusturica filmará a partir de outubro um documentário sobre a vida do presidente do Uruguai, José Mujica, um veterano ex-guerrilheiro de esquerda com uma agenda liberal que inclui a legalização da maconha, disse nesta quinta-feira um produtor próximo ao projeto.

As gravações começarão no fim de 2013 em Washington, quando o presidente uruguaio de 78 anos têm programada uma reunião com o mandatário dos Estados Unidos, Barack Obama.

Kusturica viajará a Montevidéu em dezembro para entrevistar Mujica, disse à Reuters o produtor de espetáculos Marcelo Carrasco, que é a ponte entre o realizador e o presidente.

Mujica, um político de esquerda, cativou os meios de comunicação internacionais por seu estilo de vida austero. Após sua eleição em 2009, ele renunciou a 87 por cento de seu salário e vive em um sítio modesto nos arredores de Montevidéu.

Como presidente, ele promoveu a legalização do comércio e consumo de maconha, do aborto e do casamento de pessoas do mesmo sexo, colocando a pequena nação sul-americana na vanguarda do debate internacional sobre esses temas.

Não será o primeiro documentário de Kusturica. O cineasta sérvio estreou em 2008 um filme sobre a vida do jogador de futebol argentino Diego Armando Maradona.

Kusturica ficou famoso pelos filmes "O Tempo dos Ciganos" (1988) e "Underground" (1995) ambientados nos Bálcãs.

O produtor disse à Reuters que a ideia do documentário foi de Kusturica e que Mujica recebeu a proposta com agrado.

0 comentários:

Postar um comentário