quarta-feira, 19 de junho de 2013

Xperia P ou Razr D3? Confira o comparativo de celular da semana

A Motorola lançou neste mês de abril o seu Razr D3, smartphone que promete entregar ótimo desempenho e a tecnologia dual-SIM, por um preço bem razoável. O aparelho é a aposta da empresa para bater concorrentes como o Sony Xperia P que, lançado no segundo semestre de 2012, tem preço e configurações próximas. Para ajudar nas suas conclusões antes de comprar um novo aparelho, confira o comparativo entre os modelos.
Razr D3 contra Xperia P: duelo entre dois ótimos intermediários (Foto: Arte / TechTudo)Razr D3 contra Xperia P: duelo entre dois ótimos intermediários (Foto: Arte / TechTudo)
Desempenho: Razr D3
Em teoria, o Razr D3 já sairia na frente por ser um lançamento mais recente, apesar das configurações parecidas de processadores – o Xperia P possui um dual-core de 1 GHz contra o chip também de dois núcleos de 1,2 GHz do Razr – e a mesma quantidade de memória RAM (1GB) em ambos.
Nessa comparação, a prática confirma a teoria. Em testes de benchmark (para avaliação de performance) feitos pela AnTuTu, o modelo da Motorola se sobressai. Na medida por pontuação, onde quanto maior o número melhor o desempenho, o Razr D3 marcou 7.661 pontos contra 5.268 do Xperia P.
Design: Xperia P
Em questão de desenho do aparelho, o Sony leva boa vantagem. O smartphone, além de ser leve, ter uma boa pegada e ser bem bonito, ainda traz um detalhe na parte inferior que chama muito atenção: seus botões são acionados pelo toque em uma barra transparente, de forma impressionante.
O modelo da Motorola não chega a ser feio, nem pesado, mas não chama tanta atenção. Até porque parece muito com todos os outros aparelhos da companhia, e tem uma aparência um pouco bruta. Não deixa de ser questão de gosto, mas no geral, pelo cuidado com o desenho, o Xperia sai na frente.
Tela: Xperia P
A experiência da Sony no desenvolvimento de tecnologias para TVs foi aproveitada em seus celulares. O Xperia P tem a tela de maior qualidade, iluminação e resolução, já que utiliza tecnologias como a Mobile BRAVIA Engine e WhiteMagic para proporcionar maior brilho e nitidez na tela do smartphone.
Tanto o Razr D3 quanto o Xperia P tem tela de 4 polegadas, mas a resolução do aparelho da Sony é maior (540 x 960). Por isso, o Xperia P tem uma densidade de pixels por polegada mais interessante, com aproximadamente 275 ppi, contra 233 ppi do Razr D3.
Motorola Razr D3: Bom desempenho e opção de dois chips (Foto: Divulgação)Motorola Razr D3: Bom desempenho e opção de dois chips (Foto: Divulgação)
Sistema operacional: Razr D3
Lançado em julho do 2012, o Xperia P traz de fábrica o Android 2.3 Gingerbread. Atualmente, a atualização para 4.0 Ice Cream Sandwich já está disponível, e a Sony planeja atualizá-lo para o 4.1 Jelly Bean em breve. Nesse ponto, a vantagem do Razr D3 em ser um lançamento mais recente faz a diferença novamente. O aparelho já vem com Android Jelly Bean 4.1 e tem grandes chances de ganhar o 4.2, última versão do sistema.
Outra diferença entre os sistemas dos modelos é a interface. Cada companhia faz suas próprias modificações no visual do Android, além de incluir aplicativos e recursos exclusivos. A questão de qual é a melhor customização, no entanto, é bem subjetiva.
Câmera: Xperia P
Os dois aparelhos vem com câmera de 8 megapixels. Na câmera frontal, o Xperia P possui uma com resolução VGA, enquanto o Razr D3 utiliza uma câmera de 1,2 megapixels, superior. Seguindo estritamente essas especificações, o Motorola levaria vantagem. Contudo, nos recursos e na qualidade das fotos e vídeos é que o Xperia P se destaca.
Apesar da mesma resolução de fotos, as imagens produzidas peloo aparelho da Sony são mais limpas. Além disso, o Xperia P tem modo de captura rápida, podendo acessar a câmera sem ter de iniciar o aparelho, e grava vídeos em 1080p. O Razr D3 tem boa velocidade na captura das fotos, mas faz vídeos em 720p e apenas no formato “.3gp”, o que prejudica a qualidade final da gravação.
Xperia P, tela e câmera superiores em qualidade (Foto: Divulgação)Xperia P tem tela e câmera superiores em qualidade (Foto: Divulgação)

0 comentários:

Postar um comentário