domingo, 9 de junho de 2013

Homem de Ferro 3: falta de comprometimento com a própria história

Direção: Shane Black
Gênero: Drama/Romance
Elenco: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Do Cheadle, Ben Kingsley, Guy Pearce, Jon Favreau, Rebecca Hall.
Sinopse: Desde o ataque dos chitauri a Nova York, Tony Stark (Robert Downey Jr.) vem enfrentando dificuldades para dormir e, quando consegue, tem terríveis pesadelos. Ele teme não conseguir proteger sua namorada Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) dos vários inimigos que passou a ter após vestir a armadura do Homem de Ferro. Um deles, o Mandarim (Ben Kingsley), decide atacá-lo com força total, destruindo sua mansão e colocando a vida de Pepper em risco. Para enfrentá-lo Stark precisará ressurgir do fundo do mar, para onde foi levado junto com os destroços da mansão, e superar seu maior medo: o de fracassar.
Comentário: Quem dera se Homem de Ferro 3 fosse tão bom ou tão eficiente quanto seu trailer, realmente o filme seria tudo aquilo que os fãs e também um espectador como eu – que não acompanha os quadrinhos –, desejava. Contudo, infelizmente o filme é irregular e não cumpre nem 50% do que promete no magnífico trailer e mesmo assim continua sendo um entretenimento garantido para todos os públicos. Mérito principalmente do astro Roberto Downey Jr. – e em minha opinião o maior responsável pelo sucesso da trilogia –, e um roteiro que utiliza muito bem os momentos de alivio cômico para compor toda grandiosidade da obra. Esses são fatos que ninguém pode contestar.
O grande problema que observo em Homem de Ferro 3 e a falta de comprometimento com a sua própria história. Pelo que sei o personagem Tony Stark sempre enfrenta vilões ou situações bem próximas de uma “aparente realidade”, e aquela história de “soldados que aquecem” e coisa e tal não me agradou de forma alguma (assim como muitos fãs dos quadrinhos também reclamaram!). Achei uma falta de criatividade e uma abordagem realmente desnecessária. Assim como várias e várias cenas onde lógica e a falta de comprometimento com o personagem vão variando de acordo com o confuso roteiro e a irregular direção de Shane Black.
Mas não se deixem enganar pelas críticas acima, Homem de Ferro 3 tem situações emocionantes, cenas de tirar o fôlego – o ataque a mansão de Tony é sensacional assim como a cena do avião presidencial –, algumas cenas realmente hilárias e o uso de efeitos especiais são espetaculares. Na verdade o filme é apenas isso, um “ótimo” filme de ação/aventura feito para agradar ao público em massa e não os que como eu desejava ver nas telas um sinal de vida inteligente ou um algo a mais – fatos que o primeiro filme da série possuía. Mas nesses quesitos Homem de Ferro 3 foi uma grande decepção, alias uma divertida e prazerosa decepção.

0 comentários:

Postar um comentário