quarta-feira, 14 de agosto de 2013

De 'ET' a 'noiva do Chucky,' pintura artística transforma rostos;

Por hobby, maquiadora muda o visual utilizando apenas pincéis e cores.
Trabalho artístico exige paciência e foco em detalhes do rosto.

Juliana fez a maquiagem com parte mulher e parte homem (Foto: Arquivo Pessoal)

A regra de que o excesso de cores e sombras pode estragar uma maquiagem nem sempre se aplica. Enquanto algumas mulheres escolhem tons mais tradicionais, o aspecto "carregado" da pintura é justamente o segredo de uma técnica surpreendente. Com a make artística, é possível fazer uma verdadeira transformação no rosto. Os pincéis são capazes, inclusive, de dar efeito 3D ao visual. É o que mostra a maquiadora Juliana Fochesato, 21 anos, de Porto Alegre.

Ao contrário da maquiagem básica, o objetivo principal não é esconder imperfeições ou deixar a pessoa mais bonita. Neste caso, quanto mais estranho e criativo, melhor. Juliana utiliza o dom com os pincéis para fugir do tradicional. Se para ganhar a vida trabalha em um salão beleza tradicional de Porto Alegre, como hobby inventa visuais inusitados com a maquiagem artística.

No portfólio, diversos desenhos. Com as mãos, Juliana é capaz de se “transformar” no famoso personagem ET, do filme de Steven Spielberg, de envelhecer e até mesmo de colocar olho no lugar da boca. O talento foi descoberto há dois anos, graças a pedidos de amigos. Sem fazer cursos, aprendeu com tentativas e tutoriais na internet.

“Eu desenho desde criança, tenho muita facilidade. E meus amigos começaram a enviar pelas redes sociais imagens e pediam para eu reproduzir. Fui tentando imitar e aprendi sozinha”, relata ao G1 sobre o talento.


Os produtos que utiliza na técnica, em sua maioria, são os mesmos das pinturas diárias. O diferencial é que a maquiagem artística deve ser mais pesada, com traços e contornos bem definidos. Um dos truques mais comuns, segundo Juliana, é afinar o nariz por meio do jogo com as cores.

Em alguns casos, como no envelhecimento, o corretivo é a base da transformação, alternando tons claros e escuros (confira o tutorial feito especialmente para o G1 no vídeo acima). Já para o efeito do olho, foi utilizada maquiagem especial para os trabalhos artísticos e os cílios postiços foram fundamentais.

A maquiagem artística também demanda tempo maior por causa dos detalhes. Juliana leva cerca de uma hora e meia para finalizar a arte, enquanto as tradicionais demoram apenas 30 minutos. A maquiadora prefere testar os desenhos em si, mas também conta com o namorado e alguns amigos como cobaias. Segundo ela, a técnica é pouco solicitada entre os clientes. “Teve apenas duas vezes que fiz isso de maneira profissional. Eram meninas que iam para uma festa à fantasia. Não tem muita saída. É mais uma diversão”, aponta.
A noiva de Chucky é uma das últimas produções
artísticas feitas por Juliana (Foto: Arquivo Pessoal)

O primeiro trabalho artístico divulgado por Juliana foi polêmico. Sua transformação em “metade homem, metade mulher” gerou dúvidas nos internautas, que acreditavam que a imagem havia sido tratada em programas de computador. No rosto, o lado feminino ganha tons coloridos e o masculino tem predomínio do preto para causar o efeito da barba.

A última produção feita por ela reproduz "A Noiva de Chucky", personagem de um famoso filme americano de terror. O assustador, aliás, representa a beleza na maquiagem artística. Quanto mais impressionante para o público, mais sucesso teve o maquiador.

Confira outras produções feitas pela maquiadora:
Óculos é reproduzido no rosto (Foto: Arquivo
Pessoal)

"Maquiagem muito divertida de fazer, com técnicas de sombra e luz. Utilizei um óculos de verdade para ter uma base do desenho no rosto, e preenchi somente com sobra comum".


Personagem E.T é facilmente reconhecido no rosto
(Foto: Arquivo Pessoal)

"Esse foi mais um dos desafios que me enviaram. Inspirados em um dos clássicos do cinema, a maquiagem artística do ET foi realizada usando somente pinturas comuns".

Brincadeira com cores é destaque na maquiagem
artística (Foto: Arquivo Pessoal)

"Inspirada no pop art, a arte dos quadrinhos, fiz uma maquiagem mais 'robotizada' e utilizei tinta facial".


Juliana testa as maquiagens artísticas em si
(Foto: Arquivo Pessoal)

"Essa maquiagem foi, na verdade, uma invenção minha. Usei cílios em formato de borboletas feitos de papel, e utilizei uma maquiagem com efeito passarela".







0 comentários:

Postar um comentário